O II Congresso Internacional de escolas de gastronomia será realizado entre os dias 1 e 4 de agosto de 2012, no Centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF. Esse evento em sua segunda edição vem discutir assuntos de interesse da sociedade em relação a modernidade e atualidades que envolvem o setor de gastronomia no âmbito internacional. Esse encontro servirá para promover o intercâmbio entre profissionais que atuam na mesma área em diferentes regiões, com realidades peculiares de cada local com troca de experiências e, que favoreçam o crescimento e fortalecimento em sua formação em relação aos conhecimentos de gastronomia.
Tema: “Gastronomia, Saúde e Hospitalidade: o papel da gastronomia na sociedade”
Objetivos do evento
A realização do II Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia é de especial relevância por possibilitar a troca de saberes entre aqueles que se dedicam à arte gastronômica, na preocupação precípua com a alimentação na sociedade e a valorização das bases culturais, que emergem nas abordagens da segurança alimentar, nutrição humana e gastronomia. Visa, também, promover o intercâmbio cultural, acadêmico, profissional e científico entre os participantes, sob a temática proposta nesta edição: Gastronomia, Saúde e Hospitalidade: o papel da gastronomia na sociedade.
Histórico
O Congresso de Escolas de Gastronomia surgiu pela primeira vez como uma iniciativa da escola de gastronomia da La Salle College(LCI) da Colômbia, sendo sua primeira edição realizada em outubro de 2011 em Bogotá. A temática abordada na ocasião foi “Formação do profissional gastrônomo” e nessa oportunidade foi indicado o Brasil para sediar a próxima edição internacional do evento, a ser realizado em Brasília-DF com vistas a integrar juntamente com a feira brasiliense de gastronomia, um grande evento na área.
O evento ocorrerá com a colaboração e participação de varias instituições públicas e membros da rede internacional de escolas de gastronomia, fundada por ocasião do I Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia em Bogotá. São elas: Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ; Instituto Federal de Educação Sulriograndense (IFSul); IF de Santa Catarina (IFSC); IF de Brasília(IFB); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); La Salle College (LCI). Os parceiros e apoiadores: CAPES, SINDOHBAR e Embaixada Francesa no Brasil.
O advento da internacionalização da cozinha gastronômica e do conhecimento globalizado com trocas de experiências, fortalece intercâmbios frente aos novos acontecimentos, que ocorrerão no Brasil, como o mundial futebol de 2014 e as olimpíadas de 2016, adequando-se a um novo cenário politico, econômico e social existente no país. Neste contexto, o espirito de cooperação técnico-cientifica propicia o debate de ideias para o crescimento no setor de hotelaria, hospitalidade e saúde com o enfoque na gastronomia, atendendo as aspirações e exigências crescentes da sociedade consumidora, e conduzindo os participantes a uma visão global dos aspectos gastronômicos em nível mundial e com competitividade.